Como Fazer Requeijão da Roça: Guia Passo a Passo para um Sabor Autêntico!

()

Você quer aprender a fazer um delicioso requeijão caipira, típico de Minas Gerais? Então, siga esta receita que foi postada no Grupo Paraíso da Cozinha e que tem a fonte original no site Conheça Minas. Você vai precisar de 10 litros de leite, um tacho ou panela grande, uma peneira, uma forma de queijo ou outro recipiente e folhas de bananeira (opcional).

Receita:

  • Primeiro passo: Separe dois litros de leite e reserve. Coloque os outros oito litros de leite em um balde e cubra com um pano. Deixe descansar por 24 horas para coalhar.
  • Segundo passo: Retire a gordura que se formou sobre o leite coalhado com uma colher e reserve. Coloque o leite coalhado em um tacho ou panela grande e leve ao fogo. Quando ferver, retire o soro que aparecer com uma peneira e coloque em outra panela. Reserve o soro.
  • Terceiro passo: Despeje os dois litros de leite reservados sobre a massa do leite coalhado, aos poucos e mexendo. Isso vai formar mais soro, que deve ser retirado com a peneira e descartado.
  • Quarto passo: Quando a massa estiver sem soro e bem lisa, retire do tacho ou panela e reserve.
  • Quinto passo: Coloque a gordura reservada no tacho e deixe ferver até dourar. Em seguida, coloque a massa reservada sobre a gordura e deixe fritar, mexendo, até que fique com uma cor marrom claro por igual.
  • Sexto passo: Desligue o fogo e espere esfriar. Coloque a massa em uma forma de queijo ou outro recipiente. Se quiser, use folhas de bananeira para enrolar a massa e dar um formato redondo e rústico.

Conclusão: Pronto, você acabou de fazer um requeijão caipira delicioso e autêntico. Sirva com pão, biscoito ou torrada, acompanhado de um café coado no pano. Aproveite essa receita mineira e compartilhe com seus amigos e familiares. Bom apetite!

O que você achou desta publicação?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *